Fotografia

Como evitar o reflexo na janela

Dicas para evitar que aquela foto de uma bela paisagem ou dos amigos seja estragada por uma imagem refletida no vidro.

Quem nunca passou pela situação de, durante uma viagem ou mesmo em casa, ver aquela paisagem maravilhosa para uma foto ser estragada pelo reflexo do vidro da janela? Pois é, nem sempre dá para fazer o mais prático – ou seja, abrir a janela. Então aqui vão algumas dicas para que a paisagem apareça mais do que o seu reflexo na foto.

Para começar, deixar a câmera bem pertinho do vidro ajuda de diversas maneiras. Primeiro diminui o risco de capturar o reflexo da sala da sua casa, pois o vidro funciona como um espelho fraquinho. Isso também ajuda a sua câmera a regular de forma melhor a iluminação, caso ela esteja em configuração automática. O brilho de um lugar fechado dificilmente será o mesmo da sua paisagem do lado de fora. Se você deixar espaço para a sua câmera analisar essas duas iluminações, ela provavelmente vai tentar compensar e a foto vai sair ruim.

Mas veja bem: ficar perto da janela não é encostar. Além do risco de ter a lente de sua câmera arranhada, o movimento da janela, ou até mesmo a vibração de um prédio, pode afetar a qualidade de sua imagem. Ah, sim: uma janela bem limpinha também ajuda.

Sabe o que eu falei sobre a diferença de luz de onde você está para o lado de fora? Para ter uma foto melhor também vale apagar as luzes do cômodo onde se está. Isso não só reduz o “efeito espelho” do vidro como também compensa a diferença de iluminação. É possível também usar cortinas e persianas ao seu favor – é só “esconder-se” nelas para tirar as fotos. Apenas tome cuidado se a imagem for feita durante o dia, pois as cortinas brancas podem refletir a luz vinda de fora.

Para quem quer algo mais profissional e está disposto a gastar um pouco, há uma série de filtros e equipamentos específicos, como ventanas que mantêm a câmera grudada, permitindo tirar fotos em baixa velocidade sem o risco que elas saiam tremidas.