Fotografia

Como usar o flash

Além da função básica, ele também pode servir para realçar o brilho dos objetos e tirar sombras em plena luz do dia.

O flash é apenas um disparo rápido de luz para compensar a iluminação de um ambiente escuro. É uma ferramenta simples para ter uma foto clara sem ter de mexer nas funções da câmera. Não tem como pedir para acenderem as luzes da festa só para uma fotinho? Então o flash quebra esse galho por alguns milésimos de segundo.

E dá para brincar com ele. Essa luz forte pode servir para realçar o brilho em algum objeto que reflita luz, como joias, por exemplo. Ele pode até ser usado ao ar livre, eliminando algumas sombras criadas pelo sol, como aquelas que aparecem no pescoço.

Mas vale lembrar que o flash é uma luz excessivamente branca. Se você já está muito bem iluminada e usar um flash, pode deixar a imagem estourada. O flash disparado diretamente no rosto de uma pessoa vai ressaltá-lo e lhe conferir um ar meio fantasmagórico.

O flash também pode fazer com que você saia com os olhos vermelhos nas fotos. Para eliminar esse efeito basta tirar duas fotos seguidas. A pupila se contrairá com o primeiro flash e não sairá vermelha no segundo. Fácil, né?