Esportes e jogos

Ê, volta no mundo, camará!

A capoeira é excelente alternativa para ficar sarado no verão.

Se você está a fim de ter um corpo sarado no verão, mas não tem muita paciência para academia, uma excelente alternativa é a capoeira. A luta brasileiríssima é um ótimo exercício para o corpo e para a mente.

Apesar de ser uma luta, não há combate entre os oponentes, mas jogo. Dois capoeiristas se colocam dentro de um círculo formado por outros capoeiristas – a roda – e “jogam” utilizando golpes acrobáticos e gingando o corpo. Enquanto isso, os membros acompanham com palmas e cantos ao som de instrumentos típicos: o berimbau, o pandeiro e o atabaque.   Quem vê as acrobacias feitas em uma roda de capoeira pode ficar intimidado em praticá-la, mas existem poucas limitações para jogar capoeira. Ela aceita pessoas de todas as idades, além de ter como base o respeito entre os membros da roda e a inclusão. É claro que ninguém sai dando saltos mortais logo no primeiro dia, mas com a prática você fará movimentos e manobras que nunca imaginou conseguir.

Praticar capoeira é um excelente exercício. Ela queima calorias, trabalha a musculatura de todo o corpo e é uma bela alternativa para a ioga se você quer uma melhor flexibilidade. Mentalmente, é um exercício que ajuda a liberar o stress, não só por ser uma atividade física, mas também pela cultura de respeito ao próximo em uma roda.

Acima de tudo, há o enriquecimento cultural promovido pela capoeira. Não é só a questão de aprender a tocar instrumentos e canções tradicionais da cultura brasileira.