Saúde e bem estar

Hora de começar a correr

Corrida faz muito bem à saúde e deixa o corpo sarado, mas é preciso tomar alguns cuidados básicos, veja as dicas para você se dar bem no esporte.

Então faz um tempão que você está ensaiando para começar a correr, né? Pois com o verão não tem mais desculpa! Hora de colocar os shorts, calçar os tênis e botar as pernas para trabalhar. Mas antes é preciso tomar alguns cuidados.

O primeiro deles é comprar um tênis adequado. E não só um bonitinho ou macio. O ideal é um que encaixe perfeitamente nos seus pés. Todos nós temos um tipo diferente de pisada, e isso afeta como os pés sustentam o nosso corpo. O melhor é ir a um ortopedista para que ele determine seu tipo de pisada. Há também lojas especializadas nas quais os vendedores podem te ajudar a descobrir o seu jeitinho único de correr.

Tênis amarrados, hora de correr. Uma boa forma de começar é o “1 por 4”: para cada quatro minutos que você anda, corra um. Com o tempo, você vai perceber que já não sente tanto a corrida e poderá reduzir o tempo de caminhada até conseguir manter um bom ritmo de corrida. Isso não só ajudará o pulmão como também reduzirá o trabalho da musculatura do corpo.

E nada de fazer sacrifícios e ficar com o corpo dolorido, ok? Saiba valorizar o tempo de descanso. O corpo precisa se recuperar do exercício, então nos primeiros dias se exercite no máximo duas ou três vezes por semana. Se você mantiver a disciplina, sentirá a diferença quando o verão terminar.