Viagem

Ilha do Mel

Localizada no litoral do Paraná, ela é famosa pelas belas paisagens e o charme rústico

Cansado de trânsito, buzinas e ficar cozinhando dentro do carro durante os feriados? Há um pedacinho de terra no litoral do Paraná onde você pode abandonar tudo isso e ainda curtir praia e belíssimas paisagens. É a Ilha do Mel, famosa pelo seu ambiente rústico, mas com muitas opções de atividades.

A primeira coisa a chamar a atenção na pequena ilha é que não existem ruas, apenas trilhas de areia. Carros são proibidos ali, então prepare-se para caminhar bastante entre os quase 30 Km quadrados de extensão da ilha. Esse clima rústico é um charme especial da região. Cerca de 90% da ilha está em uma área de proteção ambiental, e apenas cinco mil pessoas são liberadas por dia para visitá-la.

Atividades não faltam por ali: são 27 Km de praias maravilhosas, que durante o ano todo atraem turistas e, por causa das ótimas ondas, muitos surfistas. Quem não quer subir em uma prancha pode aproveitar o belíssimo mar e a vista da Mata Atlântica praticamente intocada. Além disso, para os amantes de locais históricos ainda há um forte do século 18 no norte da ilha.

É impossível chegar ali e não notar o seu ponto mais alto: o Farol das Conchas. Sim, você pode fazer uma trilha até lá e ver toda a região de uma vista privilegiada. Só esteja com os pés em dia: são quase 150 degraus para subir.

Apesar da limitação do número de visitantes, as vilas da ilha oferecem pousadas e locais para camping para quem quer ficar alguns dias. Só se lembre de levar uma lanterna, não há iluminação noturna na ilha.