Saúde e bem estar

Liberdade para os pés

Verão é época de guardar os sapatos.

Uma das coisas mais gostosas de se fazer no verão é chutar aqueles sapatos apertados para o canto e meter um par de chinelos nos pés. Além de agradável, esta é também a opção mais correta para manter a saúde dos seus pés durante o verão.

Os usos de sapatos fechados no verão geram a combinação de calor e umidade, o que cria um ambiente propicio a proliferação de microrganismos. O ideal é sempre andar com calçados arejados, que deixem os pés “respirarem”. E caso tenho de usar sapatos, evite materiais sintéticos, como plástico ou vinil.

É recomendado que se faça um intervalo de 24 horas antes de usar novamente um calçado. Nesse período, coloque-o em um lugar ventilado e bem iluminado, o que ajuda a evitar a proliferação de microrganismos nele.

Verão também é aquela época em que dá muita vontade de andar descalço, né? Ter os pés livres é muito prazeroso, mas não é em todo lugar que você pode andar com eles em contato direto com o chão.  Deve-se evitar faze-lo em ambientes urbanos, principalmente em locais onde cães costumam trafegar.

E se você vai passar o verão na praia, cuidado com a água do mar. Ela tem propriedades esfoliantes e antissépticas, mas o sal marinho também resseca a pele quando em contato com ela por muito tempo. Então lembre-se de lavar os pés em água doce depois daquele mergulho.