Moda

A roupa certa para o verão

Use peças arejadas, que ajudem a pele a liberar o calor

Quantas vezes você não ouviu que não se deve vestir roupas pretas no verão? É algo tão repetido que acabou virando uma regra, né? A ideia é que como a cor preta absorve mais calor, usá-la em um dia de sol é pedir para suar muito. De fato, as roupas de cores mais escuras absorvem mais calor, mas outros fatores vão determinar se ela é ou não opção para aquele dia ensolarado.

A cor branca reflete mais o calor, só que dos dois lados. Ela não vai esquentar tanto com os raios de sol, mas vai refletir o calor do nosso corpo de volta, fazendo a gente sentir um aumento da temperatura do mesmo jeito. Há momentos que de fato ela é a mais indicada, mas não tome isso como norma.

Na verdade, o que vai determinar qual o look mais saudável para o verão é a combinação vento e roupa arejada. Pesquisas mostram que o vento é um fator fundamental para “resfriar” a sua roupa. Uma camiseta preta vai absorver mais calor, mas também vai liberá-lo com mais eficiência quando aquela brisa passar. Já uma camiseta branca vai seguir refletindo o calor do seu próprio corpo e aquele ventinho não terá tanta influência na hora de refrescar.

É claro, o conselho só vale para roupas bem soltas e arejadas. Se você for usar aquele vestido justinho em um dia sem vento, o melhor é que ele seja mais claro.

Sempre se usa essa oposição preto/branco, mas vale lembrar que todas as cores se comportam de forma diferente com o calor – as mais citadas são apenas os extremos da situação. Quanto mais clara a roupa, menos calor absorverá e mais irá refleti-lo.

O tecido também é fundamental na hora de escolher uma peça para vestir no verão. O ideal são os tecidos como o algodão e o linho, que são fibras naturais e ajudam a absorver o suor – e, por terem tramas mais abertas, liberam o calor do corpo com mais facilidade. Tecidos sintéticos, sem muita ventilação, ou pesados, como a lã, não são recomendados em temperaturas altas.

Então fica a dica para o verão: mais importante do que a cor da sua roupa é que ela seja arejada e feita com tecidos que ajudem a pele a liberar o calor. 

Assuntos relacionados: