Fotografia

Como fotografar o pôr do Sol

No verão, o crepúsculo e o nascer do sol podem render belas fotografias, basta que você fique atento a alguns detalhes

Fim de tarde de verão, você no ponto alto da cidade, aproveita para tirar uma foto maravilhosa do pôr do Sol... que sai com a luz toda estourada. Ou você sai da balada no fim da madrugada e tenta capturar aquele momento mágico do nascer do Sol... e consegue apenas sombras. As fotos desses momentos do dia são algumas das mais bonitas que podemos fazer, mas são necessários alguns cuidados extras para não estragar o momento.

Para começar, o óbvio: chegue no horário certo no lugar onde quer tirar a foto. Para ser mais precisa, o ideal é chegar na paisagem escolhida um pouco antes da hora da foto. O céu muda de cor diversas vezes antes do nascer/pôr do sol em si. Chegando uma meia horinha mais cedo você poderá escolher as cores do céu que acha mais bonita, além de ter tempo de achar a posição ideal para o registro.

A paisagem é fundamental para a sua foto. Colocar só a bolinha de luz na imagem não fará uma imagem ficar fantástica. Pense bem: amamos esses momentos só por causa do sol ou pela combinação dele com a paisagem? Então dê espaço na sua imagem para ela aparecer, seja a vista da cidade, a natureza ou apenas o próprio céu. O sol não precisa nem estar nela. O efeito de luz que ele cria já dá a ideia da hora do dia em que tirou a foto e pode criar efeitos fantástico mesmo sem a bolinha aparecendo.

Vale também evitar “mirar” diretamente no sol. Sem a câmera ou filtro apropriados, a imagem vai ter mais um efeito de “foto queimada” do que dos raios solares. Caso queira pegar o sol bem baixinho para conseguir mostrá-lo bem, lembre-se que nesse momento terá pouca luz. Se tiver a opção de mudar a velocidade do seu celular ou câmera, diminua um pouco. A imagem ficará exposta por mais tempo e sairá mais nítida. Só tome cuidado, pois qualquer movimento pode fazer com que ela fique tremida. Então, ou mantenha a mão firme ou use um tripé, se possível.

Assuntos relacionados: