Viagem

Cavernas do Petar

Gosta de espeleologia? Então você precisa conhecer esse parque, que é considerado patrimônio mundial da UNESCO, e tem mais de 250 cavernas

Uma boa alternativa para este verão é conhecer o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira). Localizado a 320 Km da cidade de São Paulo, o parque é patrimônio mundial pela UNESCO e um dos últimos locais de preservação da Mata Atlântica. E ali, entre vales e montanhas, estão algumas das mais belas cavernas do Brasil.

O parque tem mais de 250 cavernas catalogadas. O destaque é a Casa de Pedra, caverna com o maior pórtico do mundo (250 metros de altura!), e a Caverna de Santana, a segunda maior do Estado de São Paulo. Há opções para todos os gostos: cavernas de fácil acesso, cavernas para fazer rapel e outras com piscina natural para quem quer dar uns mergulhos.

A região também tem diversas cachoeiras, como a das Andorinhas, que fica dentro de um Cânion, e a do Beija-Flor. Para os adeptos do canyoning, tem a Cachoeira das Arapongas, a maior do parque. Mas se você quiser apenas se maravilhar com a natureza do local pode visitar os diversos mirantes da região. Só se programe antes de visitar. O Parque é enorme (mais de 35 mil hectares) e está dividido em três grandes núcleos. Apesar de não ser obrigatório, a melhor forma de aproveitar ao máximo as atrações é contratar um guia – ele conseguirá indicar as melhores atrações para o dia.

Assuntos relacionados: