Viagem

Centro Histórico de São Luís, MA

Com mais de 3 mil imóveis coloniais tombados, a capital do Maranhão é um museu de história ao ar livre

A cidade de São Luís é uma das capitais mais curiosas do Brasil. Fundada por franceses, foi invadida por holandeses até a coroa portuguesa assumir de vez a colonização. Esse rico passado ainda é possível de ser visto em seu centro histórico, que mantém preservado muito da história do Maranhão e do Brasil em seus edifícios coloniais.

Entre os becos e escadarias da região, ao todo são mais de 3 mil imóveis tombados, espalhados por 220 hectares. Apesar de a preservação estar longe do ideal, é possível ver toda a beleza dos casarões de estilo colonial, com os famosos azulejos portugueses. Boa parte da região é considerada patrimônio da humanidade pela Unesco.

Também não pode faltar em uma visita ao centro histórico de São Luís uma olhada nas grandes construções da cidade. O Palácio dos Leões nasceu como uma fortaleza francesa e hoje é a sede do governo. O local preserva muito da arquitetura, mobílias e lustres dos séculos 18 e 19. A Matriz da Sé e o Teatro Arthur Azevedo são dois belíssimos exemplos do estilo neoclássico brasileiro.

O Centro de Cultura Popular, também conhecido como Casa da Festa, preserva roupas e adereços das festas populares maranhenses, com o destaque para o bumba meu boi. Durante a noite, também é possível acompanhar apresentações de tambor de crioula, uma dança de roda típica do Maranhão.

Para quem quer entender um pouco mais dessa cidade tão rica, vale um passeio pelo Museu Histórico e Artístico do Maranhão. O casarão do século XIX preserva a memória de como era a vida na cidade durante a primeira metade daquele século, com um vasto acerto erudito e até a cópia original de O Mulato, escrito pelo maranhense Aluísio Azevedo e um dos livros mais importantes do naturalismo brasileiro. Sim, porque verão também é cultura, né?

Assuntos relacionados: