Lifestyle

Comece o projeto dos seus sonhos

Quer tirar seu projeto do papel? Você precisa só de duas horas por dia para fazer com que ele aconteça

Todos nós sonhamos em um dia ter o próprio negócio, ou apenas tirar da cabeça aquela ideia genial que desenvolvemos durante anos. O problema é que muitas vezes nos falta tempo para fazer esses projetos decolarem. Segundo alguns especialistas, não é bem assim: dá para começar a fazer as suas ideias saírem do campo dos sonhos em menos de duas horas por dia.

A ideia é simples. Se dedicarmos as primeiras horas do nosso dia para avançar em um projeto, ele ganhará forma o suficiente depois de determinado tempo, caso fizermos isso diariamente. O padrão é dedicar 90 minutos por 90 dias, mas essa regra não está escrita em pedra. Se você tem 100 minutos todas as manhãs, pode usá-los plenamente.

É importante ressaltar: quando digo que é para dedicar os primeiros 100 minutos do dia para o seu projeto, são mesmo os primeiros minutos. Deixe para ler e-mails ou as notícias depois e nada de mandar mensagens para os amigos. Aproveite o verão e foque no seu projeto! Há duas questões importantes nessa ideia. A primeira é que, ao nos impormos a prática de nos dedicarmos ao nosso projeto como a primeira coisa do nosso dia, evitamos a cultura do “vou deixar para depois”. Às vezes deixamos de fazer uma coisa não por preguiça, mas porque nos concentramos antes naquela pilha de e-mails ou outra preocupação secundária, o que faz perdermos o ânimo quando queremos nos preocupar ao que realmente gostamos.

A segunda parte desta prática é a questão da rotina. Pesquisas mostram que precisamos em média de mais de dois meses para que um novo comportamento se torne um hábito. Ficar três meses agendando as suas manhãs para o seu projeto pode até não ser o suficiente para ele sair do papel, mas fará com que o seu trabalho nele comece a vir de forma natural. Você instintivamente vai incorporar na sua rotina a ideia de tornar o seu sonho em realidade. Ou seja, quando acabar o verão você terá dado um enorme passo rumo ao seu sonho.

Assuntos relacionados: