Fotografia

Como enquadrar

Para um bom enquadramento é preciso seguir a regra dos terços, mas não se preocupe: a sua câmera pode te ajudar

Você já parou para pensar o porquê de as câmeras digitais mostrarem aqueles quadradinhos quando tiramos fotos? Bem, os tais quadradinhos são uma referência para a regra dos terços. Aqueles risquinhos dividem a imagem em três partes verticais e três partes horizontais. Os pontos em que essas linhas se cruzam costumam ser onde os nossos olhos se concentram primeiro.

Com as linhas você pode direcionar o olhar sobre a sua imagem. Por exemplo, ao fotografar pessoas, é recomendado colocar os olhos em um cruzamento dessas linhas (nós gostamos quando as pessoas nos olham nos olhos, certo?).

Para que sua foto mostre você ao lado de uma paisagem, vale se posicionar em uma das linhas verticais e colocar os pontos de interesse do cenário nos cruzamentos do outro lado. Isso vai fazer com que os olhos das pessoas “dancem” pela foto e elas prestem atenção tanto em você quanto na cena.

Você notou que essas linhas não possuem nada no centro? É porque o nosso olho acha tudo o que centralizado chato. É aquela ideia da foto 3x4, em que só o rosto da pessoa importa. Ficar mais para o ladinho faz a gente se relacionar com o ambiente, e não dá aquela sensação de que alguém parou na frente da câmera para atrapalhar o fotógrafo.

Assuntos relacionados: