Fotografia

Como fotografar à luz de velas

Veja as dicas para registrar aquele clima romântico sem errar a mão

Fim de noite, jantar romântico, a mesa iluminada só com velas. Momento ideal para fazer aquela foto memorável. Mas eis que o resultado fica bem aquém do que você esperava. O que aconteceu?

O ponto é que a luz da vela inverte a lógica do registro fotográfico: em vez de você ter a fonte de luminosidade ao fundo, ela está bem a sua frente. Para contornar o problema use o obturador em velocidade bem alta. Isso evitará que a luz da vela estoure e deixará o fundo mais escuro, fazendo com que o foco seja a mesa e não a paisagem atrás dela. Essa diferença de claro e escuro entre os planos tem um forte contraste, dando um efeito especial para a sua foto Coloque um ISO alto para destacar ainda mais os pontos de luz e deixar a iluminação perfeita. Talvez a imagem fique um pouco granulada, mas isso pode até dar um efeito maior no jogo de luz e sombra, caso não seja exagerado.

Lembre-se também que é a luz de velas, no plural. Não precisa ter apenas uma chama na sua foto. Espalhe as velas da sua mesa em diferentes pontos da imagem. Isso não só vai te dar mais luz para trabalhar como também ajudará a evitar sombra no seu rosto.

Todo esse trabalho vale a pena. A luz da chama produz um ar “transcendente” e confere um brilho especial ao fotografado – ideal para capturar um momento memorável e revelar o verão que está dentro de cada um.

Assuntos relacionados: