Fotografia

Como fotografar de longe

Quer tirar uma foto de algo mais distante? Fique de olho não só na imagem, mas também na posição da câmera

Você já teve a experiência de fotografar aquela paisagem linda e ela acabar arruinada por uma plantinha que saiu muito maior do que parecia? É a questão da distância. Isso quer dizer que temos de nos preocupar não só com a imagem que queremos capturar, mas também a posição da câmera.

Algo a ser considerado é que todas as lentes, inclusive as dos celulares, têm um determinado nível de distorção da imagem. Se em uma selfie você achou que seu rosto estava muito próximo e saiu estranho, isso pode ter ocorrido por causa dessa distorção. As lentes das câmeras desses aparelhos podem arredondar ou achatar o primeiro plano da imagem, então trate de esticar o braço.

Isso fica ainda mais evidente em câmeras profissionais. Cada tipo de lente tem uma série de benefícios e problemas de distorção. Por exemplo, algumas lentes distorcem o primeiro plano (aí acontece o exemplo da plantinha que citei ali em cima).

Nem sempre a distorção é ruim – dá para se divertir com ela; um exemplo é o uso da lente “olho de peixe”. Mas lembre-se: a imagem que você vai tirar não é exatamente a que você vai ver, então dê um passinho para trás.

Assuntos relacionados: