Fotografia

Como usar o obturador

Os números que aparecem no visor da câmera podem parecer complicados no começo, mas são a chave para uma foto perfeita

Você já notou aqueles números que aparecem na sua câmera, 1/15, 1/250 etc.? Eles podem parecer confusos de início, mas são os indicadores de uma mecânica básica da sua máquina que pode determinar se a sua foto vai sair perfeita, muito escura ou toda tremida. Aqueles números são do indicador da velocidade do obturador.

Tirar uma foto é nada mais que expor o sistema de captura ou o filme (se você for mais tradicional) à exposição da luz através de uma janelinha que abre e fecha. Só que esse sistema de captura não pode ficar todo tempo exposto, pense em um filme queimado. A função dessa janelinha é protegê-lo, e só abrir quando for necessário. O “clique” que ouvimos quando apertamos o botão da câmera é ela abrindo e fechando. E ela é rápida, viu! Aquele número que aparece é a fração de segundo que demora para abrir e fechar. Quanto mais alto o número da velocidade, mais rápido a câmera tirará a foto.

O motivo das máquinas geralmente terem múltiplas opções de velocidade é que nem sempre podemos contar com o flash ou uma iluminação artificial para tirarmos nossas fotos. Uma foto de velocidade baixa, por exemplo, deixará mais luz entrar e pode compensar o brilho em um local onde tenha apenas um pontinho de luz. Já uma foto em velocidade alta pode deixar um ambiente muito claro um pouco mais escuro e visível.

A velocidade também é importante para determinar a noção de movimento em uma imagem. Uma foto em velocidade muito rápida “congelará” tudo o que capturar. Em velocidade rápida as gotas de água de torneira vão parecer congeladas, enquanto numa velocidade lenta a água parecerá uma cascata. Em fotos de velocidade baixa, todo movimento será registrado. É assim que fazem aquelas imagens de avenida cheia de riscos de luz. Durante o tempo de exposição da máquina, os carros passam com os faróis acesos e a câmera captura toda a trajetória dessa luz. Só é preciso tomar cuidado ao tirar fotos de baixa velocidade: qualquer movimento é capturado, então atenção para não tremer a mão e borrar toda a imagem.

Assuntos relacionados: