Saúde e bem-estar

Dançar faz bem!

Além de ter tudo a ver com o espírito de verão, dançar traz muito benefícios para a saúde. Confira

A dança sempre proporciona uma energia revigorante. Aquela sensação de vida melhor depois de bailar não é apenas impressão: dançar traz, de fato, diversos benefícios para a mente e para o corpo.

Qualquer pessoa que já passou a noite dançando sabe que é um ótimo exercício físico. Dar aquela balançada ajuda a emagrecer, já que, dependendo do estilo, uma hora de dança pode queimar de 300 a 700 calorias. Além de dar uma ótima tonificada no corpo, você também vai adquirir maior resistência cardíaca e pulmonar, melhor postura, coordenação-motora, agilidade e flexibilidade.

Pesquisadores britânicos compararam o preparo físico de bailarinos com o de nadadores profissionais. Resultado: o povo da dança mostrou melhor desempenho em sete dos dez quesitos analisados.

E não é apenas isso: pesquisas feitas na Austrália e EUA mostram que dançar aprimora a nossa velocidade de raciocínio e memória, podendo até prevenir algumas doenças mentais. Dançar também diminui o nosso nível de stress e traz vários benefícios mentais. Em 2013, um estudo sueco feito com meninas adolescentes que sofriam de stress, ansiedade e depressão mostrou que aquelas que tiveram aulas de dança apresentavam melhora de humor e da saúde mental.

Então, solte o corpo e aproveite o verão que está dentro de você de uma forma muito gostosa: dançando!

Assuntos relacionados: