Esporte e jogos

O jogo do disco voador

O frisbee atrai pela sua simplicidade e é um clássico do verão

Arremessar o disquinho plástico achatado em uma praia ou parque é um clássico do verão. Pois é, o frisbee é atrativo pela sua simplicidade: o único equipamento necessário é o próprio disco, que não é muito caro. É só jogar para um parceiro, que tem que pegá-lo no ar e devolvê-lo da mesma forma.

Caso queria brincar com seu cão, é uma das melhores brincadeiras para se fazer, que além de divertir-se, também vai se exercitar. E se estiver numas de solidão total, é possível praticar frisbee à distância (o único problema é que terá que andar para buscar o disco depois).

O frisbee foi criado por estudantes universitários americanos, que divertiam-se arremessando formas de tortas vazias de uma padaria local. O nome dela? The Frisbie Pie Company (fica aí a dica: se você não quiser gastar dinheiro na brincadeira, arranje uma fôrma redonda).

Dada a sua simplicidade, desde então o frisbee tornou-se um dos mais populares jogos de verão da história. O disco de plástico atingiu em 1994 a marca de 100 milhões de unidades vendidas, e isso levando-se em consideração apenas a marca oficial patenteada. Em 1998, ele entrou no Hall da Fama dos Brinquedos nos EUA.

Embora tenha uma característica lúdica, ele também atende aos espíritos mais competitivos em sua modalidade ultimate frisbee. Ela mistura elementos de futebol, basquete e futebol americano com o disco de plástico servindo como “bola”. A ideia é basicamente dividir os amigos em dois grupos de cinco ou sete pessoas. Quem está com o frisbee não pode andar e precisa passá-lo para um companheiro. Pontua o time que chegar na linha final do campo.

Existem ainda outras formas de determinar quem é o mais talentoso no arremesso do disquinho de plástico. No KamJam, o competidor tem que fazer o frisbee bater em um obstáculo e depois entrar no gol adversário, que pode ser um simples balde. No Disc Golf, o atleta tem que acertar um cesto no menor número de tentativas possível. Como você pode ver, existe mil e uma maneiras de praticar o frisbee. Escolha uma delas, vá para o arremesso e faça o seu verão ficar mais divertido! 

Assuntos relacionados: