Viagem

Guarda do Embaú, SC

Com ondas perfeitas, ela é o ponto de peregrinação dos surfistas

Ir para a Guarda é certeza de uma coisa: surfe. As ondas perfeitas contrastando com a tranquilidade da areia clara e fina transformaram o local em ponto de peregrinação de surfistas brasileiros desde a década de 70. Não à toa, em 2016 a Guarda do Embaú foi a primeira praia do Brasil a ser incluída oficialmente como Reserva Mundial do Surfe.

O balneário está localizado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e conta com cerca de mil habitantes. Em tempos mais recentes, foi descoberta por turistas não surfistas. A região é cheia de pousadas, que recebem gente do mundo inteiro. E apesar de toda tranquilidade, tem um monte de restaurantes, pizzarias e bares para se divertir por lá.

O nome Embaú tem uma origem curiosa. Reza a lenda que era possível encontrar baús com tesouros na praia – alguns dizem que escondidos por piratas e outros pelos jesuítas durante a Guerra dos Farrapos. Para chegar até a praia em si, é necessário atravessar o rio da Madre. Dá para pegar um barco para ter uma viagem tranquila. Para os espíritos mais aventureiros, é possível ir à nado.

Apesar de ser uma vila que dorme cedo (pescar é uma atividade que começa antes do sol nascer), durante o verão é possível curtir as festas realizadas para animar o enorme fluxo de turistas –  e surfistas – que chegam à região. Tá aí um lugar para se conhecer nesta temporada!

Assuntos relacionados: