Esporte e jogos

Parkour, a arte de vencer obstáculos

Mais do que uma diversão, o parkour é um esporte que ajuda a superar barreiras físicas e mentais

Você gostava de pular muro quando criança? Que tal transformar isso em uma rotina de treinamento? É o parkour, esporte urbano que tem como objetivo superar barreiras físicas usando apenas a força do nosso próprio corpo.

O parkour nasceu na França nos anos 1980, baseado no regime de treinamento militar do país. Na verdade, o parkour é mais uma filosofia de treinamento do que um esporte: não existem regras definidas para ele. A meta é usar a força do corpo para vencer barreiras como muros, corrimões, postes e escadas.

A filosofia do parkour é que se há um obstáculo, é possível superá-lo rapidamente. Apesar de não ter regras, ele desenvolveu técnicas de corridas, pulos e quedas a fim de que o praticante não se machuque. A mais famosa é o “tic-tac”, um pequeno salto que se dá contra uma parede para ganhar impulso e superar o obstáculo.

Hoje, algumas academias oferecem aulas de parkour. Para dominar as técnicas básicas e não se machucar, o ideal é começar junto com grupos experientes e, de início, superar sem pressa obstáculos fáceis.

E o que você ganha com isso além de diversão? benefícios de sair pulando por aí são vários. O parkour trabalha todos os músculos do corpo, além de dar flexibilidade e queimar muitas calorias. Ele também desenvolve o raciocínio, já que você precisará pensar rápido ao fazer a sua rota. No final, você não só vai superar aquele muro como também acabar mais saudável e com uma boa dose de adrenalina. Tudo a ver com o espírito de verão, né?

Assuntos relacionados: