Esporte e jogos

Mantenha o equilíbrio

O stand up paddle é ideal para fortalecer a musculatura

É bem provável que você já tenha visto em alguma rede social a foto de uma pessoa em pé sobre uma prancha de surf e com um remo nas mãos. Ou, quem sabe, você mesmo já tenha se aventurado em praticá-lo. Esporte na moda nos últimos verões, o stand up paddle (SUP) tem ganhado cada dia mais adeptos.

O esporte consiste basicamente em remar de pé sobre uma prancha. Simples? Nem tanto. É necessário muita força e concentração para não dar um mergulho sem querer. Ficar em pé é fácil, mas é preciso manter as pernas e o abdômen contraídos o tempo inteiro para não perder o equilíbrio, o que faz ser uma boa alternativa para queimar muitas calorias.

A atividade física também é ótima para quem tem lesões em determinadas articulações, já que ela é de baixo impacto nos joelhos e tornozelos, algumas das maiores vítimas na hora de correr, por exemplo.

Não é necessário ser atleta para praticar stand up paddle, basta ter o Espírito de Verão e se jogar. Homens e mulheres podem praticar sem problemas. Ele nasceu na década de 1940 como uma forma dos instrutores de surfe conseguirem ver melhor o desempenho de seus alunos no Havaí. O objetivo é ter calma e ficar de pé, sem se preocupar muito em fazer qualquer outra coisa.

No verão, é comum grupos oferecerem 1h ou 1h30 de aula em praias, lagoas ou represas. Se você não vai sair craque logo na primeira vez, é provável que pelo menos consiga ficar de pé.

Existem duas modalidades diferentes de stand up paddle. A SUP remada é a mais famosa: basta subir na prancha, ficar de pé e remar. Há também o SUP Surf, que é como um intermediário do stand up e o surfe. Nele, o praticante desce (ou tenta descer) as ondas em pé e com auxílio do remo.

Dada a baixa intensidade física deste esporte, ele é amado pelas suas propriedades relaxantes. Esse aspecto fez nascer o SUP Yoga, que consiste basicamente em fazer posições de ioga em cima da prancha. Para essa variação, é recomendável já ter experiência com o stand up paddle (e com a ioga). Caso contrário, há o risco de engolir um pouco de água e ter uma bela dor nas costas.

Gostou da ideia? Então não espere: pegue sua prancha e seu remo e vire um craque no stand up paddle!

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