Esporte

Tempo de empinar

A pipa é brincadeira tanto para crianças quanto para adultos

Basta um dia de sol e céu azul para que elas apareçam no céu. Empinar pipa remete aos melhores momentos de verão da infância, mas você não precisa ser criança para colocar o brinquedo de papel no ar.

A pipa é sustentada pelo vento e controlada por meio de uma linha É uma brincadeira barata, porque se pode fazer a própria pipa (ou papagaio, como é conhecido em algumas regiões do Brasil) em casa. Para isso você vai precisar de cola comum, varetas de madeira (geralmente bambu), papel de seda e linha grossa para fazer a rabiola – o fio na parte inferior, que serve para dar estabilidade – e controlar a pipa.  

Para colocar a pipa no céu, primeiro é preciso que haja vento. Daí basta posicioná-la contra a direção do vento e puxar a linha. A tensão do ar fará o serviço de subi-la. Caso tenha alguma dificuldade, os amigos servem para essas horas: é só pedir para alguém segurá-la no alto enquanto você puxa a linha.

O mais legal é que não é preciso um lugar específico para empiná-la – pode ser na praia, pode ser no parque, pode ser no campo. A brincadeira, entretanto, exige algumas precauções:

- Primeiramente, não solte pipa em dias de chuva ou relâmpagos.

- Evite empiná-las perto de fios telefônicos, elétricos ou de antenas e procure lugares abertos como praças, parques e campos de futebol.

- Caso a pipa enrosque em algum fio, não tente de forma alguma tirá-la.

- Não use linha metálica como fio de cobre de bobinas.

- Nada de linha cortante (cerol) – ele pode ser mais perigoso do que uma navalha.

- Atenção com motos e bicicletas. A linha pode ser perigosa para seus condutores.

- Não empine pipas em lajes e telhados: há o risco de você se distrair e cair lá de cima.

- Evite ruas e lugares movimentados e a proximidade de campos de decolagem e pouso (a pipa pode atrapalhar os pilotos das aeronaves).

Se você tomar esses cuidados, tenha certeza que irá se divertir de montão. 

Assuntos relacionados: