Viagem

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

No litoral sul da Bahia está um dos paraísos para os fãs da vida marinha e do mergulho

Em uma região repleta de praias paradisíacas, o arquipélago do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no sul da Bahia, não oferece tanta comodidade para os turistas; mas quem procura o arquipélago não está preocupado exatamente com a areia e sim com magnífica fauna da região.

A 70 km da costa, região é especialmente famosa pelas baleias jubartes, que aproveitam as águas quentes da costa baiana durante a época de acasalamento (entre julho e novembro). A área é uma das mais famosas do mundo para observar esses mamíferos gigantes em seu habitat natural.

O parque foi criado em 1983 para preservar a rica biodiversidade marinha brasileira. Apenas uma ilha do arquipélago é aberta para visitação, a de Siriba. Com água cristalina, a área, repleta de corais e de uma vida marinha ativa, é um paraíso para o mergulho. Recifes, corais, cardumes, tartarugas… é só escolher a sua vista favorita.

Em terra firme, a ilha tem uma enorme variedade de vegetação e espécies maravilhosas de aves para você tirar fotos. Com o objetivo de preservar esse rico ecossistema, não há locais para dormir nas ilhas, mas caso você queira passar mais de um dia ao lado dos peixinhos, não há problemas. Existem pacotes de passeio que duram até três dias, com alojamento dentro dos barcos.