Esportes e jogos

Squash, o primo rápido do tênis

Ele usa raquete, tem bolinha e é disputado entre dois adversários, mas sua intensidade é bem maior

Tênis já é um esporte intenso fisicamente, agora imagine disputado em alta velocidade. Assim é o squash, jogo indoor que troca o saibro do tênis por uma quadra, uma parede e muita intensidade. E intensidade tem tudo a ver com o nosso espírito de verão, né?

Assim como o tênis, o squash é um jogo disputado entre dois adversários com raquetes. A diferença é que, ao invés deles ficarem em lados opostos da quadra, eles dividem o mesmo espaço e têm uma parede à frente.

Funciona assim: um dos jogadores saca, arremessando a bolinha de borracha contra a parede. O outro só pode deixar a bolinha pingar uma vez antes de mandá-la na parede novamente. Se conseguir, é a vez do adversário fazer o mesmo. Ganha o ponto quem conseguir fazer o adversário errar.

Parece simples, mas as partidas de squash são movimentadas. O jogo é disputado em uma quadra fechada de 9 x 6 metros, o que não permite muito tempo para descanso entre uma raquetada e outra. Além disso, a “pingada” na bola permitida não precisa ser necessariamente no chão – pode ser em uma das paredes, o que dá mais um elemento estratégico ao jogo.

Com toda essa intensidade, o squash é um exercício aeróbico fantástico: em meia hora ele pode queimar mais de 400 calorias. E toda a correria vai ajudar a tonificar as suas pernas, enquanto as raquetadas fortalecerão os braços.

Existem diversos clubes que oferecem não só quadras como instrutores para você começar no jogo. Então é só pegar a raquete e mandar a bolinha na parede.