Mito ou fato

Temos de beber 2,5 litros de água diariamente?

Confira se a famosa "regra dos oito copos" realmente funciona.

Todo mundo sabe – ou deveria saber – que a hidratação é fundamental para a saúde do corpo. E você deve ter ouvido ou lido por aí que o correto é ingerir 2,5 litros de água por dia – a famosa “regra dos oito copos”. Mas será que essa quantia procede ou é apenas um mito?

A ideia dos oito copos diários pode até ser saudável, mas pende para o lado do mito.

A questão é que estudos feitos sobre o assunto costumam obter resultados variados. A relação do nosso corpo com a água não é equivalente à de um carro com um tanque de gasolina. Diversos fatores, como metabolismo, clima e nível de atividade influenciam na quantidade de água que perdemos e que consequentemente precisamos recuperar durante o dia.

Outro fator a ser levado em conta é que não nos hidratamos apenas com água. Alimentos como frutas e sopas, por exemplo, contém água e entram na equação.

Não se sabe exatamente onde começou essa crença sobre a necessidade de beber oito copos de água por dia – a versão mais aceita é que ela surgiu em uma pesquisa feita nos EUA nos anos 1940. Por ser uma medida considerada segura para manter uma pessoa adulta hidratada durante o dia, desde então a ideia tem sido difundida mundo afora.

Não há problema algum me ingerir 2,5 litros de água por dia, mas nem toda pessoa adulta precisa dessa quantia para manter-se saudável. Em um dia com temperatura amena, uma pessoa pouco ativa ou com metabolismo menos acelerado pode precisar de menos de 2 litros de água para se hidratar – e essa quantidade não precisa vir só em forma de copos d’água.

O importante é prestar atenção nos sinais enviados pelo nosso corpo. A sensação de sede geralmente ocorre quando nosso organismo está detectando a perda de líquidos e a possibilidade de que podemos começar a desidratar (um dos indícios é a urina muito escura). Mais do que um valor específico, o importante é colocar a ingestão de líquidos na rotina e ouvir o nosso corpo. Afinal, para manter a alegria do verão dentro da gente é preciso estar bem hidratado.