Saúde e bem estar

Tome banho depois do mar

A água salgada pode ser benéfica, mas é preciso alguns cuidados.

Às vezes a gente se preocupa tanto com o Sol que até se esquece de outros riscos para a nossa pele. Todos gostamos de um banho de mar, e ele pode ser benéfico para o corpo, mas sem os cuidados necessários, aquele mergulho refrescante pode virar um problema depois da tarde de praia.

A nossa pele tem uma camada protetora natural contra os males que encontramos no dia a dia. A água salgada remove essa proteção. Ou seja, aquela sensação de pele grudenta depois do banho de mar não é apenas impressão.  Água é um elemento fundamental para a nossa pele, e o sal marinho faz com que ela se desidrate. Sem essa proteção, aumenta o risco de queimaduras e de envelhecimento precoce da pele (sim, não é apenas a idade que causam rugas).

Então evite deixar o seu corpo salgando como se fosse a picanha do churrasco. Depois de entrar no mar, tome uma ducha de água doce e reaplique o protetor. Também é recomendável abusar do hidratante antes de um dia de praia para reforçar essa proteção natural do nosso corpo. Alguns protetores solares ajudam a combater o dano causado pela água salgada no corpo. E apesar do ideal ser um creme ou gel, uma bombinha com água hidratante para borrifar de vez em quando também é útil.

Outra forma de combater o ressecamento da pele é bebendo água, muita água. Quanto mais hidratadas tivermos nossa pele, menor a chance de ressecamento. Uma alimentação rica em frutas e legumes também contribui para que o nosso corpo produza essa nossa proteção natural.

E apesar de raros durante o verão, vale o alerta: nada de banhos muito quentes. A água em alta temperatura por um período prolongado também tira a proteção oleosa da pele, o que pode facilitar o surgimento de doenças dermatológicas.