Saúde e bem estar

Use filtro solar!

O sol é uma delícia, mas é preciso proteger a pele.

Verão é tempo de sol, praia e diversão, mas não se pode descuidar da pele. Como diz aquele poema, “use filtro solar”. E a gente reforça: com pelo menos FPS (fator de proteção solar) 30. Quanto maior o FPS, menor a porcentagem de raios UVA e UVB que entrarão em contato com a sua pele.

Os conselhos que você recebeu quando criança ainda valem: evitar tomar sol perto do meio-dia (o ideal é antes das 10h e depois das 16h), usar sempre que possível um chapéu ou boné e não abandonar a proteção em dias mais nublados. Mormaço também queima: até 80% da radiação solar passa pelas nuvens.

Muita gente até se lembra do amigo protetor quando vai à praia, mas no dia a dia sente preguiça de usá-lo. Ou acha que não precisa. O sol que tomamos a caminho do trabalho ou enquanto estamos andando na rua é o mesmo que te bronzeia na praia (só a paisagem é que muda, né?). É importante lembrar que até mesmo dentro de casa ou no carro ainda é necessário cuidado, pois o vidro fumê não evita completamente a passagem dos raios UVA, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.

Ah, sim: também proteja os seus olhos. Óculos escuros não são apenas para ter estilo durante o verão, também são a melhor defesa que temos para esse problema. Por sinal, é recomendável ter muito cuidado na hora de comprar um. A questão não é se ele é da última coleção ou não, mas se suas lentes têm fotoproteção – o fato delas serem escuras não é garantia de proteção contra os raios solares. Então fique atento: não basta ser fashion, tem que ser eficiente também. Afinal, dá pra fazer carão ficar bem protegido ao mesmo tempo.