Lifestyle

Desconecte-se

Dar uma desligada no computador e celular de vez em quando pode fazer muito bem para a sua saúde

O grande problema de estarmos sempre conectados é o medo de “perder algo”. É um fenômeno bem documentado: como passamos muito tempo na internet, quando estamos “fora” dela achamos que estamos sem saber algo importante que está acontecendo naquele exato momento. É aquela coisa que de repente todo mundo da mesa do bar pega o celular.

A questão é que isso aumenta o nosso nível de stress. Quando sempre nos preocupamos que podemos perder algo, é normal sempre ficarmos mais tensos. Essa neurose tem até um nome: nomofobia – o termo vem do inglês “no mobile fobia”, ou a fobia de ficar sem celular (ou conexão).

Tirar um tempo de vez em quando para nos desligarmos ajuda a não pegarmos o celular a cada momento que temos uma brechinha. Isso também contribui para a nossa produtividade. A internet é muito útil na nossa vida, mas muitas vezes a usamos apenas para matar um tempo mais ocioso. Criar um momento offline não só te motiva a fazer outras coisas, como uma atividade física ou ler um livro, como também nos torna mais sociáveis. Sem se conectar, buscamos amigos e familiares para conversar pessoalmente.

O bar, por exemplo, é um bom momento para praticar o desapego digital. Hoje já existem até estabelecimentos onde se sugere para que os celulares sejam colocados no centro da mesa. Tudo para promover as conversas ao invés das tecladas.  Afinal, nada como bater um papo “olho no olho” com os amigos com aquela Itaipava bem gelada.