Saúde e bem estar

Faça sua refeição com calma

Comer correndo é a rotina de muita gente, mas para uma vida saudável é melhor reservar um tempinho para sentar e apreciar a refeição

Com a correria do dia a dia, muitas vezes é difícil a gente fazer uma refeição com calma. Daí é aquela coisa de sair comendo enquanto caminha e até mesmo se fala ao telefone. Melhor evitar. Não tem nada a ver com ser deselegante, mas o fato é que esse mau hábito acaba tendo impacto direto na nossa vida.

É simples: quando a gente senta para comer, tem mais rigor sobre o que come. E não só escolhe com mais carinho os ingredientes do almoço, como também tem mais controle sobre a quantidade. Além de ter o prato como referência, há também o fato de nos concentramos mais no que estamos fazendo por causa de todo o ritual da refeição.

Prestar atenção não é sinônimo de comer menos apenas porque sentimos culpa ao ver aquele morrinho no prato. É uma questão psicológica. A sensação de que estamos cheios é controlada pelo nosso cérebro, não pelo estômago. Quando comemos em pé ou distraídos, o cérebro não libera os hormônios que nos dão a sensação de saciedade. Daí sentimos fome pouco tempo depois.

Mas nem sempre dá para evitar comer correndo, né? Nessas horas, o ideal é saber escolher o alimento correto. Aquele cachorro-quente pode ser delicioso, porém o ideal é optar por comidas leves. Frutas são fáceis de carregar, saudáveis e deixarão você satisfeito até o momento em que conseguir sentar à mesa. Afinal, cuidar-se tem tudo a ver com o espírito de verão.